1. Home
  2. Jogos
  3. Elsword
  4. Problemas Técnicos

Mudança de DNS

Por Päzuzu - 12/12/2017 14:51:00

O que é DNS?

Servidores DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) são os responsáveis por localizar e traduzir para números de IP os endereços de sites e servidores (como nossos jogos). Algumas vezes encontramos os servidores DNS de nosso provedor de internet congestionado ou com problemas de segurança, e usar um bom servidor DNS significa que sua navegação pode ficar mais rápida e segura.


Quando não configurado manualmente utilizamos o serviço de DNS oferecido pelo próprio provedor de acesso, assim como Net, Vivo/GVT e empresas pequenas, mas não é obrigatório utilizá-lo. É possível optar por serviços que atendem melhor em seu território, em que oferece melhor performance e mais segurança, e se combar terá o melhor dos dois mundos. \o/


Como realizar a alteração de DNS

É de suma importância dizer que existem vários servidores DNS que dominam a internet, temos os do Google, o OpenDNS, o GigaDNS entre muitíssimos outros.


E ai que respondo, que teremos que agradecer ao grandioso Google, pois ele fez um programa chamado NameBench, é um programa com um único objetivo, descobrir qual melhor Servidor DNS se enquadra em sua conexão.

NameBench: Download Aqui
(Acima um link para download da versão 1.3.1)

 

Após instalar você terá esta imagem:

O programa praticamente tem diversas opções, mas iremos focar em apenas 3:


Nameservers: o programa por padrão irá trazer seu Localhost, que seria 127.0.0.1, apague este valor para podermos continuar, esse campo também serve para você testar um endereço de DNS específico caso você queira.


Include best available regional DNS services: Nesta parte é opcional, marcando a primeira "checkbox" você diz ao software para testar apenas servidores DNS Globais, como o do Google, OpenDNS, UltraDNS, como é visto entre parênteses; marcando a opção abaixo, você também permite que sejam pesquisados servidores DNS locais, potencialmente mais perto de você, como por exemplo de alguma empresa que tem serviços de fornecimento de internet ou hospedagem na sua cidade, pode ser bom em alguns casos mas marcar esta opção fará com que a pesquisa pelo melhor DNS leve bastante tempo de acordo com quantos estiverem ao seu alcance.


Start Benchmark: Por último, este é o botão "Start", clique nele e o NameBench vai começar a avaliar os servidores DNS para descobrir quais os melhores ao seu alcance. Vá tomar um café, essa parte demora um pouco.

 

Na parte inferior do programa ele vai te informar qual é o melhor DNS para você, no meu caso o resultado foi o “DynGuide” com endereço “216.146.35.35”, lembrando que este foi o melhor resultado PARA MINHA CONEXÃO, para você será um resultado completamente diferente. :3

 

O NameBench ainda abre uma análise mais detalhada de todos os testes que o programa fez, como a imagem abaixo:

Na imagem acima você vai conseguir ver, que no lado superior direito, uma sugestão de melhor configuração de DNS para onde você está no momento por ordem de velocidade.

 

Colocando DNS pra funcionar


Irei utilizar como exemplo o meu roteador que é um “Archer C60”, coisa mais fofa do mundo!

Mas lembrando que caso não saiba como acessar seu roteador ou o login e senha dele, será necessário chamar o técnico que configurou seu roteador e pedir para ele alterar estas configurações.


Vamos lá, normalmente é utilizado para acessar o roteador o endereço http://192.168.0.1 (como na imagem abaixo)


E abaixo irá carregar a página inicial de meu Roteador, onde terá que colocar seu login e senha (A tela irá alterar de roteador para roteador)

 

No meu caso terei que ir em Advanced > Network > Internet e depois escolher a opção correta de “Advanced” para conseguir alterar os DNS.


Ficando da maneira abaixo os DNS, igual a configuração do NameBench.

Depois de realizar toda esta configuração, você terá que reiniciar seu roteador, para que tenha absoluta certeza de que todas as configurações serão aplicadas, lembrando que sua conexão irá cair após reiniciar o computador. :3


Vale apena lembrar que um bom DNS não faz milagres,uma configuração doméstica bem estruturada e um provedor que seja estável irá ajudar muito mais. O('∇')O